gestao escolar

Fique por dentro dos benefícios de profissionalizar a gestão escolar

A gestão escolar é o fator determinante para o sucesso ou o fracasso da instituição, tanto no sentido financeiro, de estabilidade enquanto negócio, quanto no sentido institucional, prestando serviços excelentes e educação de qualidade. Sendo assim, quanto mais expert a gestão escolar for, melhores serão também os resultados.

Quem cuida da administração escolar, precisa se preocupar em ter essa visão holística da organização, alinhando os objetivos e metas aos recursos, sempre buscando as formas mais eficientes de traçar os planos táticos e nortear o operacional. Pensando na importância desse assunto, vamos dialogar um pouco sobre? Continue conosco!

Planejamento estratégico alinhado

Por mais que você entenda tudo sobre direção escolar no sentido pedagógico, é importante buscar expertise também no sentido gerencial, afinal, a escola também é uma empresa, que precisa prestar contas, se relacionar com os fornecedores e ter bons resultados para continuar atuando no mercado.

Sendo assim, a grande primeira vantagem de profissionalizar a gestão escolar é o fato de que um planejamento estratégico é feito com base em fatores mercadológicos, institucionais e pedagógicos, considerando a realidade da instituição. Assim, a escola consegue atuar bem em seu cenário, potencializando as chances de perpetuidade da instituição.

Posicionamento estratégico de mercado

Entrando nessa questão de perpetuidade da organização, vamos falar também sobre posicionamento de mercado. Você certamente já ouviu falar de uma escola que é tradicional em tal região ou referência com alguma metodologia, uso da tecnologia, composição do corpo docente, entre outros pontos pelos quais a instituição pode ser conhecida.

Quando você profissionaliza a gestão escolar, o marketing caminha nesse mesmo alinhamento. Sendo assim, a instituição consegue construir um relacionamento com o mercado, clientes, alunos, equipe de trabalho etc. que colabora para o posicionamento que ela quer ter, ou seja, as pessoas vão enxergar a escola como ela quer e falar disso também.

Integração de todos os setores

Agora falando sobre a questão tática, uma gestão profissional integra setores. Quando toda a escola trabalha em conjunto, a produtividade aumenta e muito. Nesse sentido, avaliações internas, não apenas focando em desempenho e resultados, mas também em qualidade de vida, são importantíssimas para um bom desenvolvimento.

Sim, um bom relacionamento com a equipe favorece o posicionamento de mercado (a sua escola sempre vai ser lembrada como um excelente local para trabalhar e, assim, atrair e reter talentos), mas indo além desse pensamento, se toda a equipe fala a mesma língua, o trabalho prospera e isso reflete no clima organizacional.

Centralização das informações

Como você vai integrar os setores e fazer com que toda a equipe entenda e colabore com o mesmo propósito se as informações não são atualizadas? É fundamental que todo o time de trabalho consiga acesso aos mesmos dados e que tudo seja lançado em tempo real. Isso impacta na produtividade também.

A integração de recursos conversa com a centralização das informações. Se você tem um sistema que dinamiza o acesso aos dados e atualiza todos os interessados naquela tarefa ou processo em tempo real, a performance muda: erros e problemas são evitados e retrabalhos não são necessários. Lembre-se: maior controle significa mais poder de gestão.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Eficiências na utilização de recursos

Esse resultado tem muito a ver com tecnologia, pois a automatização de processos otimiza todo o trabalho. É importante que você encontre meio de não designar equipe para tarefas repetitivas, pois além de burocratizar os processos escolares, derruba o desempenho da escola internamente.

Uma administração que preza por alto nível de organização e controle dos processos internos, consegue utilizar a integração de setores e as informações centralizadas para eliminar todos os processos que não fazem mais sentido ou são onerosos, fazendo uma gestão de recursos enxuta.

Em outras palavras, a gestão não permite que a equipe trabalhe em algo que não agrega valor à proposta da escola, não é desperdiçado tempo em atividades desse tipo, muito menos materiais ou capital. Quando melhor mapeado forem os processos e acompanhados de perto, melhor é também a distribuição de recursos.

Falando de recursos com focos no controle das finanças

Ao comentarmos sobre recursos, não podemos deixar a questão financeira de fora. Quando falamos em eficiência, podemos abordar as facilidades para os clientes, como o pagamento recorrente, a comunicação via diversos canais e outras automatizações nesse sentido. Tudo isso é muito importante.

Agora partindo para questão estratégica gerencial, você conhece, por exemplo, os centros de custos da escola? Tem relatórios sendo gerados para conseguir analisar e tomar decisões? A sua classificação gerencial é boa o suficiente para que a contabilidade seja estratégica?

Como você controle o fluxo de caixa? Consegue fazer projeções para diferentes cenários? Se você ainda utiliza meios não integrados para fazer gestão financeira, é urgente mudar isso: você está desperdiçando recursos e provavelmente jogando dinheiro fora. O seu sistema de controle precisa oferecer gestão financeira de ponta.

Qualidade nos serviços prestados

Até aqui, falamos bastante sobre propósito e planejamento. O que isso significa, na prática, é que todos que estão envolvidos na atuação da escola são afetados e impactados pela gestão especializada. O maior resultado é justamente o valor agregado que todos esses direcionamentos têm na forma de fazer a escola funcionar e nos serviços que ela presta.

Quando o planejamento estratégico está alinhado ao propósito, que está alinhado ao mapeamento de processos, que está alinhado à mentalidade da equipe e assim por diante, isso transparece no produto final. Seja em atendimentos administrativos, seja no próprio desempenho pedagógico. Gestão escolar de qualidade gera resultado palpável.

Assim, as finanças ficam no azul, gerando espaço para investimentos; a retenção de alunos fica em alta, pois o desempenho da escola é excelente e o relacionamento também; a procura da escola sobe graças ao posicionamento de mercado e assim por diante.

Dando o primeiro passo rumo à gestão escolar especializada

No último tópico, apresentamos o cenário ideal para a sua gestão escolar: o seu planejamento feito com base em informações estratégicas e dando bons frutos, de forma que a expertise reflita em todo o trabalho desempenhado, desde a educação em si até a organização financeira. Que tal dar o pontapé inicial nesse caminho de sucesso?

O Software GEO é um sistema de gestão integrada feito sob medida para as necessidades escolares, com funcionalidades financeiras, de relacionamento e muito mais: faça um teste e tenha acesso a essa nova realidade na sua instituição!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.