pagamento recorrente

Como reduzir a inadimplência na escola com o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente pode ser um fator determinante para os pais e alunos escolherem uma escola, pois, além da qualidade no ensino, infraestrutura, localização e qualificação dos professores, os diferenciais nos processos burocráticos e facilidades nas formas de pagamento mostram como a gestão pensa na tecnologia para o melhor atendimento. Assim, o pagamento recorrente também aumenta as chances de atrair e reter clientes.

Você sabe como essa facilidade pode melhorar a gestão escolar? E como ele pode reduzir a inadimplência? Pensando nisso, preparamos este conteúdo sobre o sistema, mostrando os principais motivos para você implementar: continue a leitura e fique de olho!

Como funciona o pagamento recorrente?

O método de pagamento recorrente consiste em disponibilizar o pagamento das mensalidades por assinatura, ou seja, é feito por um serviço contínuo predeterminado e, enquanto o serviço estiver sendo prestado, continua o pagamento.

Assim como em serviços por assinaturas, o pagamento é feito por meio de um sistema que emite boletos ou recebe os pagamentos via cartão de débito ou crédito. As matrículas e renovações também podem ser cobradas por esse método.

Lembre-se que não se trata de um parcelamento, pois nessa modalidade há uma taxa única dividida em várias vezes que pode continuar sendo paga mesmo que o serviço já tenha sido prestado. O pagamento recorrente é sobre um serviço que é entregue e pago regularmente. Caso haja interrupção na prestação, o cliente pode recorrer a serviços de proteção ao consumidor e ficar isento de qualquer pagamento naquele período.

Por que adotar esse método?

A rotina de todos está cada vez mais corrida e atarefada, por isso é importante ter um suporte na hora de pagar e receber: é isso que o pagamento recorrente proporciona. A implantação desse método é um investimento muito bem-vindo quando o assunto é facilidade, tecnologia e diminuição de custos.

Um sistema de automação de pagamentos, garante que a gestão escolar saiba quanto vai receber em determinado período. Dessa forma, é mais fácil desenvolver estratégias para otimizar os recursos e investir em melhorias, além de poder colocar o plano em ação e tirar as metas do papel.

A modernização da forma de pagamento permite que todos possam se beneficiar, proporcionando maior produtividade na execução de tarefas e que o tempo gasto com algumas questões burocráticas seja direcionado para outras mais importantes. Além disso, promove segurança e efetividade para a escola e para os pais/alunos.

Quais as vantagens do pagamento recorrente para a instituição?

O sistema permite que a escola tenha mais controle e organização financeira, eliminando a preocupação de atrasos, visto que a quitação da assinatura é feita automaticamente dentro do orçamento dos responsáveis. Portanto, a implantação desse método proporciona vantagens como:

  • melhor controle dos pagamentos;
  • redução de custos com a terceirização de cobranças;
  • cobranças automatizadas;
  • possibilidade de cobrar por diversos meios de pagamento;
  • aumenta a retenção e fidelização de clientes;
  • negociação e atualização de boletos feitas pelo sistema.

Além do controle financeiro que um bom sistema oferece, é possível controlar matrículas e rematrículas, gerenciar notas, controlar o fluxo de caixa e outras funcionalidades. Por isso, a modernização dos processos escolares é um processo que vem sendo desenvolvido e contar com as tecnologias é fundamental.

reduzir inadimplencia escolaPowered by Rock Convert

Quais as vantagens para os pais?

Os pais se preocupam com deixar todas as contas em dia e com todas as atividades dos filhos, assim como os alunos que ingressam na faculdade e passam a ter muitas responsabilidades, principalmente financeiras. Todos esses fatores podem resultar em uma sobrecarga, acarretando no atraso das mensalidades. Com o pagamento recorrente, isso pode não ocorrer mais. Além disso, há outras vantagens:

  • pagar somente o que foi previsto no momento da contratação;
  • possibilidade de pagamento mensal referente ao ano letivo no cartão de crédito;
  • não prende o valor total do ano no limite do cartão;
  • melhor organização financeira;
  • possibilidade de mudar a forma de pagamento quando impossibilitado.

O sistema amplia o leque de possibilidades para os clientes, deixando as dores de cabeça com pagamentos para trás. Afinal, essas vantagens e a possibilidade de melhorar a vida financeira são muito atrativas e se tornam um grande diferencial no momento em que o cliente vai analisar e considerar para tomar sua decisão.

Por que o pagamento recorrente reduz a inadimplência?

Com mais opções para os clientes quitarem suas dívidas, mais ele considera o seu método na hora de escolher. Além disso, o cliente escolhe a maneira mais cômoda para pagar. Via cartão de crédito, por exemplo, o pagamento é feito de forma automática sem correr riscos do cliente esquecer. Caso não tenha limite disponível, é enviado um boleto.

Oferecendo um sistema personalizado que possibilita a cobrança periódica do valor anual do curso, a escolha da melhor forma de pagamento para o cliente e que tenha lembretes de vencimento, possibilitando a troca da forma de pagamento, a escola tem um grande diferencial da concorrência.

Por meio desse sistema é mais fácil acompanhar renovações e cancelamentos de assinatura, além das taxas de inadimplência e outras métricas importantes para o planejamento financeiro da instituição. Consequentemente, possibilita uma visão melhor das condições financeiras para a tomada de decisões estratégicas.

Quais os diferenciais da Software Geo?

A Software Geo é um sistema de gestão escolar completo para diversos tipos de instituições de ensino. Ele oferece gestão online e personalizada e acesso virtual tanto aos funcionários das instituições quanto aos estudantes e seus responsáveis. Fornece também navegação completa e acessível em todos os dispositivos.

O sistema realiza várias categorias de gestão e no setor financeiro oferece os benefícios:

  • cadastro flexível;
  • geração de mensalidades;
  • controle de recebimentos com auditoria;
  • relatórios de controle de inadimplência;
  • controle de despesas;
  • envio automático de avisos de vencimento;
  • proposta para negociação de dívidas;
  • emissão de relatório de pagamento dos professores.

O sistema dispõe de muitas opções funcionais para a instituição, deixando toda a atualização tecnológica mais acessível e fácil de usar. Além disso, é feito um acompanhamento de cada etapa dos processos, otimizando os trâmites burocráticos, financeiros e pedagógicos.

O pagamento recorrente é um método de pagamento que já é uma realidade intrínseca aos serviços que recebem por assinaturas ou mensalidades. Assim, oferece diversos benefícios para sua gestão escolar, ajudando você a gerenciar, aumentar a produtividade e alcançar melhores rendimentos.

A Software Geo permite a personalização de acordo com as necessidades da escola fazendo do sistema um diferencial no mercado dos softwares educacionais. Quer ter acesso a essa realidade e mudar o setor financeiro da instituição? Faça uma demo e conheça nosso sistema na prática!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.