Saiba como evitar a inadimplência dos alunos
Atualmente, as instituições de ensino sofrem significativamente com a falta de pagamento das mensalidades, portanto, saber como evitar a inadimplência dos alunos é primordial, especialmente para a saúde financeira da escola, certo?
Felizmente, há diversos planos que podem ser traçados para diminuir tal problema e toda gestão escolar deve ter conhecimento sobre o assunto.
Continue acompanhando os tópicos a seguir e saiba exatamente como não sofrer com esses danos.
Boa leitura!
1. Aposte no pagamento da mensalidade por meio do boleto bancário
De forma geral, o boleto bancário é uma maneira de pagar contas que todo mundo já está acostumado, uma vez que é um método de pagamento presente na rotina do brasileiro.
O pagamento da mensalidade via boleto bancário é vantajoso e ajuda a evitar a inadimplência dos alunos, pois é simples e pode ser pago sem sair de casa através do internet banking.
Desse modo, torna mais prático a vida dos responsáveis por efetuar o pagamento das mensalidades, consequentemente, reduz a inadimplência estudantil.
Ademais, é válido salientar que esse tipo de boleto pode ser enviado tanto por correio, bem como por e-mail.
2. Oferte outras formas de pagamento
Ainda que o boleto bancário seja vantajoso para evitar a inadimplência dos alunos, às instituições de ensino devem oferecer outros meios de realizar o pagamento, tais como:
● Débito automático;
● Pagamento online no portal do aluno;
● Transferência bancária;
● Cartão de crédito e débito;
● Entre outros.
A variedade de formas de pagamento é benéfica. Afinal, cada pessoa tem sua própria forma de lidar com o pagamento de contas, certo?
3. Proporcione benefícios para quem efetua o pagamento adequadamente
Ofertar recompensas para quem paga as mensalidades em dia é uma excelente estratégia para evitar a inadimplência dos alunos. Assim sendo, define uma política de vantagens, desde descontos até prêmios.
Os principais benefícios podem ser:
● Desconto para o pagamento feito em dia;
● Gratuidade em cursos, eventos, atividades, etc;
● Liberação das tarifas em rematrícula;
● Sorteio de desobrigação de mensalidade.
Certamente, os responsáveis pelo pagamento das mensalidades vão se sentir estimulados em evitar a inadimplência.
4. Dialogue com os responsáveis pela mensalidade
Ao manter um canal de comunicação regular com quem precisa pagar a mensalidade, a inadimplência é resolvida com maior praticidade e de forma bem rápida.
Dessa maneira, a instituição de ensino, ao perceber que a mensalidade atrasou, pode ligar para o indivíduo e dialogar sobre o atraso para entender a situação e ajudar a pessoa a efetuar o pagamento da parcela.
A ideia é estabelecer várias maneiras de quitar a parcela, deixando transparente que o objetivo da conversa é auxiliar na solução do problema para que a situação não se agrave para ambos lados.
Sobretudo, demonstre empatia e seja solícito, certamente, é uma maneira efetiva de evitar a inadimplência dos alunos e sofrer com os prejuízos causados pela falta de pagamento.
5. Deixe sempre claro as regras sobre o pagamento
Outra estratégia para diminuir a inadimplência dos alunos que precisa ser adotada pela gestão escolar é definir normas transparentes do pagamento de cada mensalidade no momento em que a matrícula é feita.
Ao firmar contrato com os alunos, a instituição de ensino deve deixar evidente qual é o valor e as maneiras de pagamento das mensalidades. Ademais, é imprescindível tornar explícito quando cada parcela vence e as multas quando o pagamento é atrasado.
Como resultado, o responsável terá informações significativas para que o planejamento financeiro seja realizado com eficiência, justamente por essa razão que é uma forma de evitar a inadimplência dos alunos.
6. Invista nos lembretes e possibilite o acesso dos boletos de diferentes formas
A rotina de qualquer pessoa é marcada pela correia, consequentemente, é frequente o número de pessoas que esquecem de realizar o pagamento das mensalidades em instituições financeiras.
Assim, dá para acabar com esse problema e evitar a inadimplência ao investir em comunicação automatizada com os responsáveis por efetuar o pagamento.
Em geral, basta fornecer o boleto e o lembrete do pagamento em várias plataformas, de maneira instantânea, como:
● Site da instituição;
● Portal do aluno;
● Aplicativo;
● Chatbot;
● Facebook;
● E-mail.
● WhatsApp.
A missão é que os responsáveis pelo pagamento não encontrem qualquer percalço para quitar as mensalidades, principalmente por razão de esquecimento.
7. Estimule a utilização dos seguros educacionais
Embora os seguros educacionais sejam pouquíssimos conhecidos, a instituição de ensino pode conscientizar os responsáveis por mensalidades sobre esse assunto e promover o uso desse recurso, dado que é algo que ajuda a evitar a inadimplência dos alunos.
Em suma, esse tipo de seguro é responsável por assumir o pagamento de mensalidades quando ocorre algo definido em situações previstas na contratação do seguro.
8. Organize dados relevantes com a ajuda de softwares de gestão escolar
A tecnologia está aí para ajudar, portanto, a instituição que precisa evitar a inadimplência dos alunos pode usar softwares de gestão, visto que esse tipo de ferramenta possibilita o acesso à várias ferramentas.
Esses sistemas de gestão escolar conseguem centralizar dados sobre os responsáveis por mensalidades em uma única plataforma só.
Logo, dá para monitorar quem está inadimplente e aqueles que estão com o pagamento em dia, sendo assim, é possível desenvolver planos para agir com velocidade e eficiência em situações de inadimplência.
Outrossim, é uma forma de eliminar o acúmulo de atrasos e gerar juros altos que, seguramente, dificultam ainda mais o pagamento.
9. Renegocie o pagamento das mensalidades para evitar inadimplência
Ao exigir que o responsável efetue o pagamento da dívida sem considerar a situação financeira do indivíduo é um plano que não vai obter bons resultados. Aliás, é algo que pode ampliar a taxa de inadimplentes na instituição financeira.
Portanto, recorra à estratégia de renegociação de dívidas para conseguir bons resultados em cada ação.
Por fim, dá para conversar com o responsável por determinada dívida e ofertar a alternativa de dividir o débito em várias parcelas para que seja possível realizar o pagamento.
Dessa maneira, a instituição de ensino melhora as chances de conseguir o dinheiro, afinal, estará considerando o estado da família, como resultado vai evitar a inadimplência dos alunos no futuro.
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando os nossos artigos e entre em contato para contar com um bom software de gestão escolar!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo