sala de aula invertida

O que é uma sala de aula invertida? Entenda como colocar em prática

ideias ano letivo

Encontrar formas inovadoras de desenvolver a sua escola e os seus alunos é fundamental para se alinhar às tendências e entregar cada vez mais qualidade de ensino. Você conhece o modelo de sala de aula invertida?

Não, ele não envolve mudar a posição das mesas ou da lousa. Falar em sala de aula invertida tem mais a ver com a forma que o conteúdo pedagógico é transmitido ao aluno, que pode ter os seus papéis trocados para favorecer a dinâmica de aprendizagem.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, confira o artigo a seguir!

O que é sala de aula invertida e como ela funciona?

A sala de aula invertida é um modelo pedagógico que modifica a forma como o espaço de aprendizagem é utilizado na escola.

O modelo é chamado de invertido porque envolve uma inversão do processo de ensino. Em outras palavras, quer dizer que o conteúdo deixa de se originar exclusivamente do professor, passando a vir dos alunos.

Trabalhar com sala de aula invertida envolve dar ao aluno um papel ativo em sua própria educação. Dessa forma, ele é o responsável ativo pelo próprio aprendizado, pesquisando o tema a ser abordado em diversos materiais de fonte para abordá-lo no dia seguinte, tendo o professor em um papel consultivo e mediador.

Vale a pena relembrar o modelo tradicional e como ele difere da sala de aula invertida. O professor é quem se responsabiliza por transmitir o conhecimento aos alunos de maneira unilateral. O aluno tem uma postura passiva, apenas recebendo as informações.

Quais são os benefícios de usar a sala de aula invertida?

O uso de modelos de aprendizagem diferenciados pode abrir um leque completamente novo de possibilidades para o ensino da sua escola.

No caso da sala de aula invertida, adotar esse modelo permitirá que a dinâmica de aprendizagem da instituição de ensino tenha um aproveitamento muito melhor do tempo dos alunos e dos professores.

Outra vantagem de trabalhar dessa forma é a capacidade desse modelo de incentivar o protagonismo dos alunos. Essa é uma das competências fundamentais para o mundo moderno e pode ser exercitada a partir da busca constante por conhecimento.

Aliás, o papel ativo do aluno no espaço de aprendizagem não beneficia apenas o protagonismo dele. Esse trabalho também desenvolve habilidades como pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.

Como implantar a sala de aula invertida na escola?

Para ser eficaz, a implementação do modelo de sala de aula invertida na sua escola precisa contar com o entendimento e o comprometimento de seu corpo docente. Os professores precisam enxergar o valor dessa ideia e adaptar o processo de aprendizagem de suas aulas adequadamente.

Veja a seguir as principais dicas para implantar a sala de aula invertida em sua escola.

Organize o encontro presencial

O momento da troca de ideias entre os alunos sob a mediação do professor é fundamental dentro do modelo de sala de aula invertida. Então, certifique-se de que esse processo esteja bem organizado e preparado. É também durante esse período que o professor avaliará o desempenho dos alunos com base nas informações trazidas por eles.

Tenha flexibilidade

Não existe um livro de regras da sala de aula invertida. O modelo deve servir de inspiração para a sua escola desenvolver a forma que funciona melhor para as particularidades dela. Isso também significa não se prender a metodologias ultrapassadas e regras rígidas que limitem a aprendizagem.

Não tenha pressa

A mudança para o modelo de sala de aula invertida não deve ser apressada. Afinal, pode ser uma transformação radical para o processo de aprendizagem da sua escola. Então, tenha calma. Elabore um plano de ação que conte com uma mudança em etapas para que tanto os alunos quanto os professores possam se adaptar bem.

O modelo de sala de aula invertida propõe uma nova forma de pensar a transmissão de conhecimento dentro da escola. Quando adotado da forma correta, pode trazer uma série de benefícios para o corpo docente e os alunos. Considere as informações deste artigo e leve essa tendência para o seu espaço de aprendizagem.

O que achou da proposta da sala de aula invertida? Essa é apenas uma das formas de renovar a forma como a sua escola trabalha. Continue aprendendo mais aqui no blog conferindo este artigo sobre como montar um projeto político-pedagógico escolar.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.