paralisação escolar

Pandemia: 5 dicas para reduzir os impactos da paralisação escolar

Powered by Rock Convert

A pandemia do novo coronavírus mudou completamente o dia a dia de pessoas ao redor mundo. Medidas de segurança para amenizar a contaminação do vírus foram adotadas no Brasil. Como a doença se espalha em ambientes aglomerados, a educação presencial foi um dos setores afetados pela necessidade de paralisação.

Nesse momento, o fechamento de qualquer tipo de ensino presencial mostra o despreparo de muitas instituições de educação – e de qualquer setor – em relação a estratégias e parcerias entre a escola e os alunos, por exemplo. Neste post, daremos algumas dicas para reduzir os impactos da paralisação escolar.

1. Reforce a comunicação com pais e alunos

É importante manter a comunicação com os pais e alunos durante a pandemia. Estar sempre disponível para responder dúvidas, enviar atualizações sempre que for possível e conversar com eles é essencial para manter um relacionamento duradouro e de confiança com seus estudantes e familiares.

Sempre reforçar as medidas de segurança para essas famílias também é fundamental para promover a preocupação com a saúde e orientá-los sobre como evitar a contaminação do vírus.

2. Realize um acompanhamento contínuo

Em conversa com pais e alunos, é valioso saber as dificuldades de cada um e ter uma postura compreensiva. Cada estudante aprende de forma diferente, e a distância não ajuda na hora de entender a situação deles. Por isso, a comunicação clara, nesse momento, é a diferença no aprendizado do aluno e. consequentemente, na qualidade da sua instituição.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensinoPowered by Rock Convert
planejamento escolarPowered by Rock Convert

3. Mantenha canais de comunicação abertos

Deixe claro para pais e alunos os principais meios de comunicação da escola. Defina o contato de cada departamento e publique sempre para que todos eles tenham acesso. Caso precisem falar com um professor, coordenador ou secretaria, estabelecer um contato para cada um desses setores faz muita diferença na resolução dos problemas.

4. Motive os alunos

Manter os alunos engajados e atualizados é importante para motivá-los a aprender cada vez mais, mesmo de casa. Envie constantemente a matéria e as lições aos estudantes e defina o horário para esclarecer dúvidas online. Garantir essa interação com eles, ajudará no desenvolvimento das aulas.

A recorrência de aulas em vídeo também contribui para a interatividade dos alunos. Sempre fale sobre importância de manter os estudos durante a pandemia. Esclareça impossibilidade das aulas presenciais no momento para proteção de todos e que será necessário o esforço de todas as partes para não perderem as aulas.

5. Conte com a tecnologia

Existem diversas ferramentas tecnológicas que ajudarão na gestão escolar e manterão a instituição funcionando. Algumas ferramentas são mais práticas do que outras. Você pode selecionar a que melhor combina com as suas escola e seus alunos.

  • teams é uma ferramenta de videochamada que permite a criação de grupos e administração de tarefas;
  • zoom é uma ferramenta exclusiva para videochamadas, e as aulas podem ser gravadas. Com a assinatura, as chamadas têm tempo ilimitado;
  • Google for Education permite fazer aulas por meio de videochamada, aplicar e gerenciar atividades para os seus alunos.

A principal dica é: adeque-se à melhor maneira possível para minimizar os efeitos da paralisação escolar. Analise o modelo da sua escola e o perfil dos seus alunos para escolher a melhor forma de lidar com essa situação. É importante superarmos tudo isso juntos!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Agora que já conheceu nossas dicas, confira este post sobre como se preparar para a volta às aulas pós-pandemia!

Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.