volta-as-aulas

Como se preparar para a volta às aulas pós-pandemia? Entenda!

Powered by Rock Convert

Em decorrência do novo coronavírus, desde maio de 2020 mais de 50 milhões de alunos no Brasil têm sido afetados pela necessidade de isolamento social. Os estudantes, juntamente com a equipe educativa, precisam viabilizar novas formas de estudar e aprender. A volta às aulas presenciais também tem preocupado os envolvidos.

Sabendo que é importante estar a salvo da contaminação pelo COVID-19, como a gestão da escola deve se preparar para o cenário de retomada? Não há um manual oficial que explique os métodos de segurança, mas vamos, logo abaixo, apresentar boas práticas para o momento de retorno às escolas.

Confira agora o que deve ser feito na sua escola para manter os alunos, professores e toda a equipe colaborativa da instituição protegida do coronavírus!

Analisar o protocolo de segurança

A nossa primeira dica sobre o assunto é que você, juntamente com a equipe de coordenação da instituição, estude os protocolos de segurança publicados pelo governo do seu estado e município. É importantíssimo interpretar e entender de forma clara o que foi publicado.

Ainda não temos uma data específica e, obviamente, não podemos iniciar a retomada presencial sem que os dirigentes, aconselhados por especialistas, aprovem a ação. Nesse sentido, é crucial que você se mantenha à par de qualquer mudança ou novidade que esteja ligada à retomada das atividades escolares.

Não se esqueça de que as informações obtidas devem vir de fontes confiáveis. Afaste-se das Fake News, por isso procure apenas por noticiários, jornais e plataformas online que ofertem notícias coerentes e verdadeiras!

Revezar as aulas

Uma das estratégias que têm sido estudadas para viabilizar a volta às escolas é o revezamento entre aulas remotas e presenciais. O rodízio deve ser feito de maneira que não haja aglomeração alguma nas salas de aula, pátios ou refeitórios.

É importante estudar essa possibilidade de forma individual, ou seja, você que gerencia a escola, deve trabalhar em um plano de revezamento que permita que todos os estudantes estejam incluídos na retomada presencial, mas que se mantenham seguros na trajetória da volta às aulas.

Disponibilizar kits de higienização

Para garantir que todos tenham acesso aos protocolos de higienização indicados, é importante que a direção disponibilize esses meios. Dessa forma vale a pena estudar a possibilidade e oferecer kits de segurança contra o coronavírus e higienização das mãos.

Esse conjunto de proteção, que deve ser distribuído logo na entrada dos alunos à escola, pode contar com: álcool em gel; máscara; luvas e até sabonete líquido para que os alunos possam lavar as mãos. Vale perceber que, além de ser uma boa medida de segurança, ofertar esses kits pode ser uma forma de estimular os estudantes a implementarem as boas maneiras de higiene.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensinoPowered by Rock Convert
planejamento escolarPowered by Rock Convert

Estimular as orientações para o cuidado dos alunos

Falando ainda sobre estímulo, oferecer os kits de higiene e segurança é só uma das várias maneiras que a direção pode estimular os estudantes e colaboradores a se manterem em segurança contra o COVID-19. Saiba que há outras formas de fazê-lo, veja algumas boas sugestões para implementar na sua escola:

  • compartilhar postagens de conscientização nas redes sociais da escola;
  • viabilizar aulas e palestras online sobre o assunto;
  • indicar aos professores que abordem o tema durante as aulas;
  • estimular a ação oferecendo prêmios que envolvam a customização e utilização de máscaras entre os alunos etc.

Promover o distanciamento social

A gente sabe que esse é um momento complicado e que gerenciar diversos alunos nem sempre é um tarefa simples, porém é importantíssimo promover o distanciamento social. Dessa forma, a equipe colaborativa da sua escola deve estar sempre “por perto” dos alunos, a fim de garantir que não haja grupos e, portanto, aglomerações durante as aulas e intervalos.

Sobre a mudança no calendário de eventos e atividades escolares

Sabendo da importância do distanciamento, já se pode imaginar que a rotina em sala de aula também precisa ser modificada sobre essa função. Os professores, portanto, precisam estar cientes dessa necessidade de mudança. Assim, podem planejar as aulas de acordo com os conselhos de segurança.

Entre as indicações, estão:

  • a quantidade de alunos dentro de sala de aula deve ser extremamente diminuída;
  • as atividades em grupo não podem ocorrer;
  • assim como qualquer torneio ou outros eventos que possam viabilizar aglomerações etc.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Manter a limpeza nos ambientes

Para garantir que a volta às aulas pós-pandemia esteja totalmente segura para os colaboradores e alunos, é crucial que haja uma estratégia focada na higienização total de todo o espaço escolar.

Por isso, a equipe responsabilizada pela limpeza, deve estar ciente sobre os procedimentos corretos ligados à própria segurança e higienização do ambiente que pode estar contaminado. É válido disponibilizar um treinamento sobre o assunto, assim, os colaboradores estarão preparados para assumir essa grande responsabilidade.

Garantir a segurança de todos

Este material foi produzido para que você e toda a sua equipe tenham uma noção de como viabilizar a volta às aulas da forma mais segura possível. Além de todas as precauções citadas no conteúdo há ainda a necessidade de garantir que todos que estiverem presentes estejam livre do coronavírus.

Por isso, é válido estar atento à qualquer sintoma do COVID-19 entre os alunos, funcionários da escola ou equipe docente. Estimule, também nesse sentido, a colaboração total das pessoas, solicitando que entrem em contato com a direção caso percebam alguém com sintomas que se assemelham à complicação.

Manter o engajamento para com a segurança

Como última dica do texto, a gente sugere que todos estejam engajados com a segurança e que, por isso, mantenham-se calmos e tranquilos. A sua equipe deve passar a mensagem principal de que tudo isso vai passar e que, enquanto a situação pandêmica se estabiliza, todos precisam estar unidos em função da segurança dos que mais ama.

Saiba que a volta às aulas pós-pandemia pode ser uma missão difícil e preocupante, mas tenha a certeza que a garantia de que todos ao seu redor estarão à salvo vai valer a pena! Assuma as preparações sugeridas neste texto de forma responsável e engajada tendo certeza de que tudo dará certo!

Conte conosco para manter a qualidade do gerenciamento escolar da sua instituição. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar!

Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.