como diminuir a inadimplência

Entenda como diminuir a inadimplência na sua escola

O não pagamento da mensalidade da sua escola pode ter consequências graves para as suas finanças. É por isso que você precisa saber como diminuir a inadimplência para não afetar negativamente os seus resultados.

A inadimplência pode acontecer por inúmeros motivos e nem sempre é possível prever todos eles. No entanto, a escola pode contar com um planejamento voltado a se prevenir contra a inadimplência e remediá-la caso ocorra.

Sem ganhos, nenhuma instituição de ensino consegue se manter nem desenvolver. Como a escola depende do pagamento de mensalidades para isso, vale a pena planejar e executar ações voltadas a minimizar e, se possível, eliminar a inadimplência.

A seguir, você aprenderá mais sobre a importância de diminuir a inadimplência em sua escola e como fazer isso. Confira!

Por que é importante diminuir a inadimplência na escola?

Quem não paga uma mensalidade de escola acaba fazendo isso por vários motivos possíveis. Pode faltar dinheiro, os métodos de cobrança são limitados demais ou até mesmo foi um caso de esquecimento.

No entanto, em todos esses cenários, o impacto é o mesmo nas finanças da escola. Não podendo contar com seus ganhos, torna-se impossível desenvolver o seu espaço e as suas iniciativas educacionais.

Além disso, existem inúmeras ações que você pode executar para se prevenir contra a inadimplência e remediá-la caso ela aconteça. Um não pagamento de mensalidade não precisa ser um dinheiro perdido para sempre, basta ter processos bem definidos para negociar essa dívida e oferecer alternativas factíveis para seu público.

Essas ações também serão decisivas para aprimorar o seu relacionamento com os seus pagantes. Uma postura estratégica ao lidar com a inadimplência é capaz até de fidelizar essas pessoas e melhorar a imagem que elas têm da sua escola.

Como diminuir a inadimplência na escola?

A inadimplência não deve ser encarada como um fenômeno fora do nosso controle. É verdade que ela pode ocorrer e crescer de maneira inesperada, mas existem diversas estratégias que podem ser empregadas para minimizá-la e até eliminá-la por completo. Basta conhecer o seu público e as ferramentas que você tem à disposição.

Está na hora de elaborar a melhor abordagem para as suas necessidades. Conheça a seguir as 8 melhores formas de como diminuir a inadimplência em sua escola.

1. Considere os motivos

A inadimplência escolar pode ocorrer por inúmeros motivos com raízes distintas. Entender essas razões é o primeiro passo fundamental para diminuir a inadimplência em sua escola.

Para isso, vale a pena levantar os dados dos últimos períodos da sua instituição de ensino. Observe quais foram as ocorrências mais frequentes de inadimplência e se existe alguma informação sobre o motivo. Esses dados servirão para você conhecer melhor o seu público pagante e adotar ações direcionadas a ele.

2. Diversifique os métodos de pagamento

Oferecer facilidades extras aos seus pagantes é sempre benéfico. Isso também se aplica aos métodos de pagamento permitidos, algo que pode contribuir para a diminuição da inadimplência em sua escola.

Mais flexibilidade nesse aspecto pode permitir que mais pessoas tenham condições de pagar e não atrasar a mensalidade da sua escola. Afinal, uma rigidez nesse aspecto tende a limitar essas possibilidades e prejudicar as suas contas.

reduzir inadimplencia escola

3. Tenha uma política de cobrança

Atuar de maneira organizada é o caminho para diminuir inadimplência na escola. Para isso, é fundamental ter uma política de cobrança em que cada diretriz seja devidamente prevista, indo desde o período máximo permitido de atraso até quais sanções serão aplicadas.

Todos que façam matrícula na escola deverão ler e concordar com os termos dessa política de cobrança. Ela precisará ser seguida à risca por você e sua equipe para sempre contar com uma postura padronizada.

4. Automatize seus processos

A gestão financeira da sua escola pode ser altamente beneficiada pela automação, especialmente quando se trata de combater a inadimplência. Existem softwares capazes de otimizar a sua rotina dessa forma, o que garante a melhor condução para as suas tarefas e mais tempo livre para outras prioridades.

Isso inclui, por exemplo, o envio de lembretes automáticos do vencimento de cobranças da escola, o que pode fazer toda a diferença para garantir uma margem maior de pagantes.

5. Ofereça recompensas

Você pode diminuir as chances de inadimplência na escola ao oferecer recompensas de algum tipo para quem paga sempre no prazo correto. Isso servirá de estímulo para que os seus pagantes não percam os prazos.

Uma forma de fazer isso é oferecer descontos aplicados quando o pagamento é feito adiantado. Outra possibilidade é criar um sistema de pontos que são acumulados com cada pagamento feito dentro do prazo que se convertem em descontos acumulativos.

6. Administre atrasos

Um pagamento de mensalidade atrasado pode se tornar uma bola de neve conforme os meses passam. Para que a inadimplência não seja um problema crescente em sua escola, é fundamental que você tenha o hábito de administrar os atrasos.

Isso envolve entrar em contato com os pagantes e oferecer maneiras alternativas de quitar essas dívidas. Essa negociação deve levar em conta os motivos do atraso e demais particularidades relacionadas ao público.

7. Faça uso dos canais de comunicação

Canais de comunicação digitais e analógicos podem ser grandes aliados para combater as chances de inadimplência na escola. Um recurso bastante poderoso é o lembrete, que pode ser automático ou manual e contribui para que ninguém se esqueça de pagar a mensalidade.

Por exemplo, como a maioria das pessoas utiliza o WhatsApp como principal meio de comunicação, vale a pena enviar lembretes por meio dele quando a data de vencimento estiver se aproximando. Esse gesto pode fazer toda a diferença para as suas contas.

8. Adapte o processo de negociação

Cada pagante tem as suas particularidades, que podem influenciar no não pagamento da mensalidade da sua escola. Ao abordar essas pessoas para negociar as dívidas, é fundamental que o seu processo seja adaptado para cada uma delas.

Além de contribuir para que elas se sintam valorizadas, também é algo que aumenta as chances de sucesso na negociação. Afinal, será possível desenvolver a melhor estratégia para que cada caso de inadimplência seja solucionado da maneira mais otimizada possível.

Agora que você já sabe como diminuir a inadimplência na sua escola, chegou a hora de planejar quais serão as suas ações baseando-se nas dicas acima. Uma ótima forma de otimizar todo o processo é passar a trabalhar com um software de gestão especializado no meio da Educação. Assim, será possível contar com funcionalidades totalmente pensadas para as particularidades da sua escola.

Quer uma sugestão? Acesse o site do software de gestão escolar GEO e entre em contato para saber mais sobre as suas funções.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.